sábado, 15 de novembro de 2014

HISTÓRIA DO BASQUETEBOL

Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, convocou o professor canadense James Naismith a pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno.
Com isso, James Naismith criou um alvo fixo,e o jogo deveria ser jogado com uma bola maior que a de futebol,porém menos agressivo que o futebol americano, e de cunho coletivo.
Criou algumas regras, como por exemplo, jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado,devido ao peso da bola.
Sugeriu que o alvo deveria ficar a 3,5m de altura, onde imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo, e que desse um grau de dificuldade desejado por ele, assim prendendo dois cestos nua altura de 3,05m, que é a encontrada até hoje. James escreveu as regras do esporte contendo 13 itens e levou para a sala de aula, que, com 18 alunos, selecionou dois capitães, que escolheram seus companheiros de equipe. Com a bola arremessada para o alto, um jogador de cada equipe disputava a posse de bola. E assim iniciava o primeiro jogo, em dezembro de 1891. 
A primeira bola de basquete foi feita pela A. C. Spalding & Brothers, ainda em 1891, e seu diâmetro era ligeiramente maior que o de uma bola de futebol.
Naismith não poderia imaginar a extensão do sucesso alcançado pelo esporte que inventara. Seu momento de glória veio quando o basquete foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e ele lançou ao alto a bola que iniciou o primeiro jogo de basquete nas Olimpíadas. 
Atualmente, o esporte é praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, nos mais de 170 países filiados à FIBA.

Fonte: http://www.cbb.com.br/PortalCBB/OBasquete/HistoriaOficial, adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário