Existem outros projetos espalhados pelo Brasil. Dentre eles, o que vem tendo destaque é o movimento do streetball, ou basquete de rua, que tem atraído milhares de fãs em todo o Brasil. Em Ceilância, cidade satélite do Distrito Federal, grupos de jovens se reúnem para treinar e participar de competições em que as regras são do basquete de rua dos Estados Unidos. Para eles, o basquete
de rua já um “meio de vida”.
de rua já um “meio de vida”.
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O basquete foi criado com a finalidade de integrar os alunos, promover a inclusão social, utilizando o esporte como instrumento para alcançar esses objetivos. O basquete é um esporte diferente de outros de quadra, é mais ativo, pois todos os jogadores atacam e defendem, estão todos correm bastante o basquete incentiva a socialização por ser um esporte de grupo onde todos devem colaborar para o time vencer.
O esporte é um poderoso utensílio de desenvolvimento humano. A boa técnica esportiva educa, proporcionando saúde, disciplina, cidadania, valores éticos, entre outros. De acordo com o coordenador responsável do projeto o basquete “Estimula valores como respeito ao próximo sabendo ganhar e perder, honestidade e cumprimento das regras, capacidade de superar desafios. Trabalha ainda o lado psíquico onde o atleta deve pensar rápido e usar o raciocínio para criar jogadas e se antecipar nas ações do adversário”, afirmou.
O esporte é um poderoso utensílio de desenvolvimento humano. A boa técnica esportiva educa, proporcionando saúde, disciplina, cidadania, valores éticos, entre outros. De acordo com o coordenador responsável do projeto o basquete “Estimula valores como respeito ao próximo sabendo ganhar e perder, honestidade e cumprimento das regras, capacidade de superar desafios. Trabalha ainda o lado psíquico onde o atleta deve pensar rápido e usar o raciocínio para criar jogadas e se antecipar nas ações do adversário”, afirmou.
O projeto destina-se a atender alunos do ensino fundamental e médio no período inverso ao escolar, através da prática esportiva desde que estejam matriculados e com frequência escolar satisfatória.
Fontes:http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1485/2/20225844.pdf, adaptado.
http://www.blogportaliranduba.com/2013/06/basquete-como-inclusao-social-de.html, adaptado.
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