domingo, 16 de novembro de 2014

IDEAIS DE PROJETOS SOCIAIS ATRAVÉS DA PRÁTICA INCLUSIVA


Cada vez mais cresce a importância do Esporte como ferramenta de inclusão social. E aliado a educação, realmente funciona como ferramenta de inclusão.Na busca de soluções práticas de combate à criminalidade juvenil, e procurando resgatar a cidadania e promover a inclusão social dos jovens em situação de risco, surgiu o esporte à meia noite, um projeto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O horário de funcionamento dos centros esportivos parece inusitado, mas têm uma justificativa, os idealizadores do projeto constataram que era justamente entre as onze e duas da manhã que ocorria a maior parte dos crimes na região. O projeto, que começou em 1999 na cidade satélite de Planaltina no Distrito Federal, onde o índice de criminalidade era altíssimo entre os jovens. Segundo dados da Secretaria de Segurança de Distrito Federal, houve em Planaltina uma redução de 20% dos crimes e setenta e cinco participantes do projeto já foram capacitados em cursos profissionalizantes de informática, massagem, auxiliar administrativo, instalado de TV a cabo, entre outros. 
Existem outros projetos espalhados pelo Brasil. Dentre eles, o que vem tendo destaque é o movimento do streetball, ou basquete de rua, que tem atraído milhares de fãs em todo o Brasil. Em Ceilância, cidade satélite do Distrito Federal, grupos de jovens se reúnem para treinar e participar de competições em que as regras são do basquete de rua dos Estados Unidos. Para eles, o basquete
de rua já um “meio de vida”.

Em Iranduba,na Amazonas, o basquete foi usado como meio de inclusão social de crianças e jovens no município, que faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE) e tem como principal objetivo favorecer aos jovens pesquisadores a prática desportiva como forma de iniciativa que privilegie o ensino prático do basquetebol, como alternativa de instruir e aliar a sua prática ao desenvolvimento da cidadania e do convívio social, aprimorando assim o esporte como forma cultural.
O basquete foi criado com a finalidade de integrar os alunos, promover a inclusão social, utilizando o esporte como instrumento para alcançar esses objetivos. O basquete é um esporte diferente de outros de quadra, é mais ativo, pois todos os jogadores atacam e defendem, estão todos correm bastante o basquete incentiva a socialização por ser um esporte de grupo onde todos devem colaborar para o time vencer.
O esporte é um poderoso utensílio de desenvolvimento humano. A boa técnica esportiva educa, proporcionando saúde, disciplina, cidadania, valores éticos, entre outros. De acordo com o coordenador responsável do projeto o basquete “Estimula valores como respeito ao próximo sabendo ganhar e perder, honestidade e cumprimento das regras, capacidade de superar desafios. Trabalha ainda o lado psíquico onde o atleta deve pensar rápido e usar o raciocínio para criar jogadas e se antecipar nas ações do adversário”, afirmou.
O projeto destina-se a atender alunos do ensino fundamental e médio no período inverso ao escolar, através da prática esportiva desde que estejam matriculados e com frequência escolar satisfatória.
            http://www.blogportaliranduba.com/2013/06/basquete-como-inclusao-social-de.html, adaptado.


          

O BASQUETE ABRINDO PORTAS

Projeto ensina basquete a crianças em Bauru (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário